SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 13
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  O mercado de valores aparece diariamente nas notícias. Você toda hora ouve falar nas altas e baixas da bolsas, e você também ouve falar diariamente na mídia: O índice Dow Jones cresceu em média 2% hoje, com avanços e declínios com uma margem de... Obviamente as ações e o mercado de valores são importantes, mas você talvez você saiba muito pouco sobre eles. O que é uma ação? O que é um mercado de valores? Por que precisamos de um mercado de valores? De onde as ações vêm, e por que as pessoas querem  comprar e vender ações?  Digamos que você decide começar um negócio, e então você decide abrir um restaurante. Você sai e compra um edifício, compra todo o equipamento de cozinha, mesas e cadeiras, materiais e contrata cozinheiros, garçonetes, etc.  Você anuncia e abre suas portas. Digamos que você gasta $500.000 no edifício e no equipamento, e que todos os anos você gasta $250.000 em materiais, comida e na folha de pagamento dos seus empregados. Ao término do seu primeiro ano você, soma todo o dinheiro recebido dos clientes e você acha que sua renda total é $300.000. Considerando que sua despesa foi de $250.000, seu lucro líquido é $300.000 (renda) - $250.000 (despesa) = $50.000 (lucro).
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Ao término do segundo ano ganha $325,000 e suas despesas permanecem as mesmas, logo tem um lucro líquido de $75,000. Neste momento você decide vender o negócio. Qual é o preço?  Um modo é dizer que o negócio: Vale $500.000. Se você fecha o restaurante você pode vender o edifício, o equipamento, etc. e adquire $500.000. Esta é uma simplificação, claro que - o edifício provavelmente foi super valorizado, e o equipamento desvalorizou-se, pois já foi largamente usado. Digamos que as coisas contrabalançam-se e valem $500.000. Este é o ativo ou valor contábil do negócio - o valor de todos os ativos do negócio se você o vendesse hoje.  Se você mantivesse o passo teríamos provavelmente pelo menos mais $75.000 de lucro este ano - você sabe pela história do comportamento do negócio. Então você pode pensar no restaurante como um investimento que pagará algo como $75.000 de retorno todos os anos. Vendo isto deste modo, alguém poderia estar disposto pagar $750.000 pelo restaurante. Um retorno de $75.000 ao ano sob um investimento de $750.000 representa uma taxa de retorno de 10%.  Alguém poderia estar até mesmo disposto a pagar $1, 500, 000, que representa uma taxa de retorno de 5% ou até mesmo mais, se pensasse que a renda do restaurante cresceria e aumentaria com o passar do tempo a uma taxa maior do que a taxa inflacionaria.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Então, o dono do restaurante estabeleceria o preço correto. Você poderia estimar o restaurante em $1, 500,000. Se 10 pessoas vêm a você e dizem: Amigo, eu gostaria de comprar seu restaurante, mas eu não tenho $1.500.000. Se esse fosse o caso, você poderia dividir seu restaurante em 10 fatias e vender cada pedaço por $150.000. Em outras palavras, você poderia vender partes do restaurante. Então cada pessoa que comprou uma parte receberia um décimo dos lucros ao término do ano, e cada pessoa teria direito a um voto em qualquer decisão empresarial. Ou você poderia dividir propriedade em 1.500 partes e poderia vender cada parte para $1.000 e fazer permitir que pessoas de menor poder aquisitivo participassem da compra. Ou você poderia dividir propriedade em 3,000 partes, poderia manter 1,500 sob seu controle, e poderia vender as partes restantes à $500 cada. À medida que você retém uma maioria das fatias (e então os votos) e você retém o controle do restaurante, enquanto compartilha o lucro com outras pessoas. Enquanto isso, você consegue depositar os mesmos $750.000 no banco ao vender as 1.500 partes a outras pessoas.  Ações, elas representam a propriedade dos recursos de uma companhia e seus lucros. Os dividendos das ações representam uma porção dos lucros anuais da companhia. Se o restaurante tem 10 donos e cada um possue uma parte das ações, e o restaurante gera $75.000 de lucro durante o ano, então cada dono arrecada $7.500.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Uma grande companhia como a IBM tem milhões de acionistas (ao redor 1.1 bilhões em outubro de 99). O total dos lucros da companhia são divididos por 1.1 bilhões e são enviados aos acionistas como dividendos.  Uma medida do valor de uma companhia, pelo menos para os investidores, é o produto do número de acionistas multiplicado pelo preço das ações. Este valor é chamado de capitalizações da companhia.  A idéia básica atrás de um mercado de valores é algo simples Se eu sou uma pessoa física e possuo um restaurante e eu estou vendendo-o a outros cidadãos da comunidade, eu poderia fazer a venda por vias verbais ou por anúncio no jornal. Vender ações fica mais fácil Porém, cria um problema para qualquer um que queira vender suas ações. O vendedor tem que sair e achar um comprador, e às vezes isso nem sempre é fácil. O “Mercado de Valores” resolve este problema.  As ações são publicamente comercializadas e são vendidas no Mercado de Valores (também conhecido como Bolsa de Valores). A bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) é um exemplo deste mercado. Em seu bairro você tem um “supermercado” que vende comida.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  A razão pela qual você vai ao supermercado é porque você pode ir a um lugar e pode comprar de uma vez, todos os tipos de comidas que você precisa - é muito mais conveniente do que se dirigir ao açougueiro, ao leiteiro, etc. O NYSE é um supermercado de ações. A NYSE pode ser imaginada como uma grande arena onde todo o mundo que quer comprar e/ou vender ações podem fazê-lo. As trocas facilitam a compra e venda. Você não tem que ir à NY para participar da bolsa de valores - você pode chamar um corretor de ações que negocia com a NYSE e ele com sua autorização, comprará ou venderá suas ações. Se a troca não existisse, comprar ou vender ações seria algo muito difícil. Você teria que colocar um anúncio classificado no jornal, esperar por uma chamada, pechinchar um preço, etc. sempre que você quisesse vender ações.  A bolsa de valores tem um efeito colateral interessante. Porque todas as compras e vendas são centralizadas, permite-se conhecer o preço das ações a toda hora ou minuto. Então, o preço das ações flutuam baseado em notícias da companhia, relatórios da mídia, notícias econômicas nacionais, etc. os compradores e vendedores levam em conta todos destes fatores. Por exemplo, assim quando o FAA fechou a companhia Valujet em junho de 1996, o valor das ações mergulhou. Os investidores não se sentiam seguros com o que a linha aérea poderia representar em termos de negócios, começaram a vender suas ações, provocando a queda nos preços.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  O valor da empresa caiu em função do preço de suas ações. O preço das ações também reflete o dividendo que as ações pagam, os salários projetados da companhia no futuro, o preço do chá na China (especialmente o Lipton), e assim por diante.  Corporações Qualquer negócio que deseje vender ações a várias pessoas diferentes, assim o fazem, transformando-se em uma corporação. O processo de tornar um negócio em uma corporação é chamado de incorporações. Se você começa um restaurante com seu próprio dinheiro na compra do edifício e do equipamento, então o que você fez é um proprietário privado ou exclusivo. Se você possui é o dono do restaurante inteiro - você consegue tomar todas as decisões e você é dono de todo o lucro. Se três pessoas juntam seu dinheiro e começam um restaurante como um time, então o que eles formam é uma sociedade. As três pessoas possuem o restaurante e compartilham do seu lucro e decisões. Uma corporação é diferente, e representa um conceito bem interessante. Uma corporação é uma “pessoa virtual". Quer dizer, uma corporação é registrada no governo, tem um número de CPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica), pode possuir propriedades, pode ir à corte e processar pessoas e pode ser processada, pode fazer contratos, e assim por diante. Por definição uma corporação tem ações que podem ser compradas e podem ser vendidas, e todos os donos da corporação mantém ações da corporação.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Um efeito colateral inacreditavelmente interessante desta “pessoa virtual" é que tem um prazo de vida indefinido e potencialmente infinito.  Há um conjunto inteiro de leis que controlam as corporações - estas leis existem para proteger os acionistas e o público. Estas leis controlam vários aspectos organizacionais e operacionais das corporações. Por exemplo, toda corporação tem um conselho de diretores (se todas as ações de uma corporação fosse possuída por uma única pessoa, então esta pessoa poderia decidir que só haverá uma pessoa no conselho, mas mesmo assim o conselho ainda permanece). Os acionistas da companhia se encontram todos os anos para eleger um novo conselho. Então, o conselho toma as decisões para a companhia. O conselho contrata os administradores (o presidente da companhia e/ou vice-presidente são todos escolhidos pelo conselho), define as políticas da companhia, etc. O grupo de administradores, juntos, poderia ser definido como “o cérebro pessoa virtual".  A partir desta descrição pode-se ver que uma corporações tem um grupo de donos, os acionistas. Os donos elegem uma conselho/ grupo de diretores para tomar as decisões principais da companhia. O conselho, por exemplo, selecionam os administradores principais da companhia e lhe dizem o que fazer. Os administradores contratam outras pessoa e administram os empregados na companhia.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Os donos da corporações se tornam os donos comprando suas ações. O conselho decide quantas ações haverá.  Por exemplo, uma companhia poderia ter um milhão de ações. A companhia ou pode ser privada ou pública. Em uma companhia privada as ações pertencem a um número pequeno de pessoas que provavelmente se conhecem. Eles compram e vendem as ações entre si. Uma companhia pública pertence a milhares de pessoas que comercializam suas ações em uma bolsa de valores pública.  Um das grandes razões para que as corporações existam é criar uma estrutura de captação de dinheiro para investimento junto ao negócio. Digamos que você gostaria de começar sua própria linha aérea. A maioria das pessoas não pode fazer isto, porque um avião vale milhões de dólares. Uma linha aérea precisa de uma frota inteira de aviões e outros equipamentos, além disso, terá que contratar muitos empregados. Uma pessoa que quer começar uma linha aérea formará uma corporações então e venderá ações para captar o dinheiro necessário para iniciar o negócio. Criar corporações é uma maneira fácil de captar grandes quantidades de “capital de investimento", o dinheiro dos investidores. Quando uma corporações pela primeira vez vende suas ações ao público, faz via um IPO (Initial Public Offering - Oferecimento Inicial ao de Público).  A companhia poderia vender um milhão de ações à $20 cada para captar $20 milhões rapidamente (isso é uma simplificações - a corretora cobrará a comissão de corretagem de $20 milhões sobre o valor do IPO).
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  A companhia investe seus primeiros $20 milhões em equipamento e empregados. Os investidores (os acionistas que compraram os $20 milhões em ações) espera que o equipamento e empregados gerem lucros e pagarão os dividendos.  Outra razão para que as corporações existam é limitar as obrigações dos donos até certo ponto. Se a corporação é processada, a corporação responde judicialmente. A corporação pode sair de negócio, mas isso é o pior que pode acontecer. Se você é um proprietário exclusivo que possui um restaurante e o restaurante é processado, você é que está sendo processado. Você e o restaurante “são as mesmas coisas". Se você for condenado, então você pessoalmente pode perder tudo o que você possuía durante o processo.  Preços das ações Digamos que uma nova corporação é criada e em seu IPO capta $20 milhões vendendo um milhão de ações a $20 cada. A corporação compra seu equipamento e contrata seus empregados, e no primeiro ano quando são apuradas as receitas e despesas a companhia tem um lucro de $1 milhão. O conselho de diretores da companhia pode decidir fazer vários coisas com esse milhão:    
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Poderia pôr no banco ou poupá-lo para uma emergência. Poderia decidir repartir todo o lucro com seus acionistas, assim sendo, distribuiria dividendos de $1 por ação.  ·   Poderia usar o dinheiro para comprar mais equipamento e contratar mais empregados para fazer a companhia crescer. Ou poderia escolher uma das três alternativas.  Se uma companhia tradicionalmente repassa seus lucros para seus acionistas, geralmente é chamado de renda de ações (income stock). Os acionistas obtêm renda dos lucros da companhia. Se a companhia aplica a maioria do dinheiro no negócio, é chamado uma ações de crescimento (growth stock). A companhia está tentando crescer aumentando a quantidade de equipamento e o número das pessoas.  O preço das ações de renda tenderá a ficar igual. Quer dizer, de ano para ano o preço das ações tenderá a permanecer aproximadamente o mesmo a menos que os lucros (e então dividendos) subam. Pessoas estão recebendo seu dinheiro de volta a cada ano, mas o negócio não está crescendo. Este seria o caso para ações de um restaurante onde todo o lucro é distribuído anualmente aos acionistas.  Digamos que o restaurante decide, durante vários anos, economizar seus lucros e então no segundo ano abre uma filial. Este é o comportamento de uma companhia de crescimento. O valor das ações sobem porque, quando o segundo restaurante abre, há duas vezes mais equipamentos e duas vezes mais lucros a serem ganhos pela companhia.
Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores?  Nas ações de crescimento os acionistas não recebem dividendos anuais, mas eles possuem uma companhia cujo valor está aumentando. Então os acionistas podem receber mais quando vendem suas ações a outra pessoa. Alguém comprando a ações veria o valor contábil crescente da companhia (o valor dos edifícios, equipamento, etc.) e o lucro crescente que a companhia está ganhando e paga um preço mais alto pelas ações.  Em uma companhia publicamente comerciada, todos as informações financeiras sobre a companhia são públicas. As Comissão de Troca e Segurança (The Securities and Exchange Commission - SEC) tem a responsabilidade da coleta destas informações e as disponibiliza para os investidores. Os acionistas também usam vários outros indicadores para determinar qual é preço das ações.  Um indicador simples é o índice de Preço/Lucro. Este é o preço da ações dividido lucro por ação. Há todos os tipos de indicadores como estes como também muitas outras informações financeiras disponíveis sobre as ações.
Bolsa de Valores Médias de ações Diariamente no noticiário você ouve falar do Média Dow Jones e outras médias como o S&P 500 ou Russel 2000. Estas são médias de mercado projetadas para dizer como as companhias em geral atuaram no mercado de valores. Por exemplo, a Média Dow Jones simplesmente é o valor comum das 30 maiores ações de grandes industriais. As grandes companhias como GM, Goodyear, IBM e Exxon são as companhias que compõem este índice. Veja nesta esta página como a média é calculada. O S&P 500 é o valor comum de 500 grandes companhias. O que estas médias indicam é a saúde geral de preços acionários.  Se a economia está indo bem, então os preços das ações de um grupo tendem a subir.  Se está indo mal, os preços tendem a cair. As médias mostram como estas tendências se refletem no mercado.  O Papel das Bolsas de Valores e Corretoras de Ações Há três grandes Bolsas de Valores no E.U.A. ·        NYSE - The New York Stock Exchange - A bolsa de valores de NY ·        AMEX - The American Stock exchange - A bolsa de valores americana ·        NASDAQ - National Association of Securities Dealers - Associação Nacional de
Bolsa de Valores Corretoras de Seguros A NYSE tem aproximadamente 3,000 companhias cadastradas ao pregão. De acordo com o NYSE, ao término de novembro de 98, 3,104 companhias estava cadastradas na NYSE. Estas companhias tiveram mais de 236 bilhões de ações, $10.1 trilhões disponíveis para comercialização no pregão, dando a NYSE a maior das capitalizações de mercado do mundo (em condições de valor de mercado globais o valor global total das companhias NYSE excedeu $12.8 trilhões). Qualquer uma destas 3.000 empresas que queira comprar ou vender ações vão à bolsa de valores de Nova Iorque para fazê-lo.  Claro que, ninguém precisa voar à Nova Iorque, para comprar ou vender suas ações. Uma pessoa chama uma corretora de ações ou então em uma firma autorizada a operar no pregão. Há dúzias de corretoras de valores como Merrill Lynch, Charles Schwab, Decano Witter e assim por diante. Quando você chama um corretor de uma destas companhias, ele ou ela revezam-se no pregão e um representante da companhia (ou, mais comumente, um computador que representa a companhia) faz o comércio das ações. Você paga ao corretor uma comissão, geralmente $10 a $100 por comercialização, dependendo da corretora.  Ações que não listadas no pregão são vendidas Over The Counter - OTC. Ações OTC geralmente estão de companhias menores, mais arriscadas. Geralmente uma ações OTC é acionária de uma companhia que não satisfaz as exigências do pregão.

Más contenido relacionado

Destacado

Destacado (20)

5 el esfuerzo cognitivo en la toma de decisiones (2)
5 el esfuerzo cognitivo en la toma de decisiones (2)5 el esfuerzo cognitivo en la toma de decisiones (2)
5 el esfuerzo cognitivo en la toma de decisiones (2)
 
TSB2 UIN
TSB2 UINTSB2 UIN
TSB2 UIN
 
Influencia de la tecnología en la educación
Influencia de la tecnología en la educaciónInfluencia de la tecnología en la educación
Influencia de la tecnología en la educación
 
El Rosedal de Buenos Aires
El Rosedal de Buenos AiresEl Rosedal de Buenos Aires
El Rosedal de Buenos Aires
 
Pawer de computacion 2
Pawer de computacion 2Pawer de computacion 2
Pawer de computacion 2
 
Nebula
NebulaNebula
Nebula
 
Autodeterminacion
AutodeterminacionAutodeterminacion
Autodeterminacion
 
Leccion1aries
Leccion1ariesLeccion1aries
Leccion1aries
 
TIC - Tecnologias da Comunicacao e da Informacao no Contexto Escolar
TIC - Tecnologias da Comunicacao e da Informacao no Contexto EscolarTIC - Tecnologias da Comunicacao e da Informacao no Contexto Escolar
TIC - Tecnologias da Comunicacao e da Informacao no Contexto Escolar
 
Analisis Urbano
Analisis UrbanoAnalisis Urbano
Analisis Urbano
 
Teori piag
Teori piagTeori piag
Teori piag
 
Especialidade de inclusão item 7
Especialidade de inclusão item 7Especialidade de inclusão item 7
Especialidade de inclusão item 7
 
Poster Presentations
Poster PresentationsPoster Presentations
Poster Presentations
 
Reciclaje en los hospitales. pp 17-18
Reciclaje en los hospitales. pp 17-18Reciclaje en los hospitales. pp 17-18
Reciclaje en los hospitales. pp 17-18
 
PROJETO DO TRABALHO - APOSTILA - PARTE III
PROJETO DO TRABALHO - APOSTILA - PARTE IIIPROJETO DO TRABALHO - APOSTILA - PARTE III
PROJETO DO TRABALHO - APOSTILA - PARTE III
 
Actionscript 3 Design Pattern
Actionscript 3 Design PatternActionscript 3 Design Pattern
Actionscript 3 Design Pattern
 
Cases Revista Exame
Cases Revista ExameCases Revista Exame
Cases Revista Exame
 
Digital Transformation Review Number 3
Digital Transformation Review Number 3Digital Transformation Review Number 3
Digital Transformation Review Number 3
 
Jürgen habermas
Jürgen habermasJürgen habermas
Jürgen habermas
 
éXtasis de santa teresa
éXtasis de santa teresaéXtasis de santa teresa
éXtasis de santa teresa
 

Similar a Bolsa de Valores

E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdf
E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdfE-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdf
E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdfMarcosRogerio54
 
Como fazer dinheiro negociando opções binárias
Como fazer dinheiro negociando opções bináriasComo fazer dinheiro negociando opções binárias
Como fazer dinheiro negociando opções bináriasDnogueira01
 
No evento tomámos grandes decisões
No evento tomámos grandes decisõesNo evento tomámos grandes decisões
No evento tomámos grandes decisõesHelder Carvalho
 
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdf
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdfComo_escrever_roteiro_Levl_Five.pdf
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdfKlvinMendes
 
Curso de analise tecnica para mercado de ações
Curso de analise tecnica para mercado de açõesCurso de analise tecnica para mercado de ações
Curso de analise tecnica para mercado de açõessaeed1234s
 
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1Gerson Ramos
 
Renda passiva lisa nemur
Renda passiva   lisa nemurRenda passiva   lisa nemur
Renda passiva lisa nemurFabolaNovais1
 
Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Gerson Ramos
 
Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Gerson Ramos
 
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdf
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdfebook-opcoes-ruy-hungria.pdf
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdfvitrinetecnica
 
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valores
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valoresOficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valores
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valoresRomulo Reis
 
Curso operador de caixa aula 1
Curso operador de caixa  aula 1Curso operador de caixa  aula 1
Curso operador de caixa aula 1RayaneMedeiros12
 
E-book Mercado Financeiro finanças fáceis
E-book Mercado Financeiro finanças fáceisE-book Mercado Financeiro finanças fáceis
E-book Mercado Financeiro finanças fáceisSergio Augusto da Luz
 
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...Rui Gabriel
 
Mercado Forex - Um Guia para Iniciantes
Mercado Forex - Um Guia para IniciantesMercado Forex - Um Guia para Iniciantes
Mercado Forex - Um Guia para IniciantesJunior Dias
 
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01Maria Aparecida de Medeiros
 
Administração financeira
Administração financeiraAdministração financeira
Administração financeiraafpinto
 

Similar a Bolsa de Valores (20)

E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdf
E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdfE-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdf
E-book-Guia-Completo-de-Ações (1).pdf
 
Como fazer dinheiro negociando opções binárias
Como fazer dinheiro negociando opções bináriasComo fazer dinheiro negociando opções binárias
Como fazer dinheiro negociando opções binárias
 
Manual Completo da Renda Extra.pdf
Manual Completo da Renda Extra.pdfManual Completo da Renda Extra.pdf
Manual Completo da Renda Extra.pdf
 
No evento tomámos grandes decisões
No evento tomámos grandes decisõesNo evento tomámos grandes decisões
No evento tomámos grandes decisões
 
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdf
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdfComo_escrever_roteiro_Levl_Five.pdf
Como_escrever_roteiro_Levl_Five.pdf
 
Curso de analise tecnica para mercado de ações
Curso de analise tecnica para mercado de açõesCurso de analise tecnica para mercado de ações
Curso de analise tecnica para mercado de ações
 
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1
Canais dedistribuiçãoagosto2011dia1
 
Renda passiva lisa nemur
Renda passiva   lisa nemurRenda passiva   lisa nemur
Renda passiva lisa nemur
 
Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1
 
Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1Distribuição e logistica1
Distribuição e logistica1
 
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdf
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdfebook-opcoes-ruy-hungria.pdf
ebook-opcoes-ruy-hungria.pdf
 
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valores
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valoresOficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valores
Oficina aprenda a_investir_na_bolsa_de_valores
 
Curso operador de caixa aula 1
Curso operador de caixa  aula 1Curso operador de caixa  aula 1
Curso operador de caixa aula 1
 
E-book Mercado Financeiro finanças fáceis
E-book Mercado Financeiro finanças fáceisE-book Mercado Financeiro finanças fáceis
E-book Mercado Financeiro finanças fáceis
 
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...
Liberdade ou Morte: Parte 9 de “Liberta-te: Artigos Para Novos Empreendedores...
 
Plano De Negócios Estrutura Passo A Passo
Plano De Negócios   Estrutura Passo A PassoPlano De Negócios   Estrutura Passo A Passo
Plano De Negócios Estrutura Passo A Passo
 
Plano De NegóCios Estrutura Passo A Passo
Plano De NegóCios   Estrutura Passo A PassoPlano De NegóCios   Estrutura Passo A Passo
Plano De NegóCios Estrutura Passo A Passo
 
Mercado Forex - Um Guia para Iniciantes
Mercado Forex - Um Guia para IniciantesMercado Forex - Um Guia para Iniciantes
Mercado Forex - Um Guia para Iniciantes
 
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01
Identificaodasoportunidades 120214130945-phpapp01
 
Administração financeira
Administração financeiraAdministração financeira
Administração financeira
 

Más de Sanclé Porchéra (20)

Manual do abaco e Treinamento
Manual do abaco e TreinamentoManual do abaco e Treinamento
Manual do abaco e Treinamento
 
Ano Luz
Ano LuzAno Luz
Ano Luz
 
Ano Solar
Ano SolarAno Solar
Ano Solar
 
Latitude Longitude
Latitude LongitudeLatitude Longitude
Latitude Longitude
 
Arcoiris 1
Arcoiris 1Arcoiris 1
Arcoiris 1
 
Ano Bisexto
Ano BisextoAno Bisexto
Ano Bisexto
 
Arco Iris
Arco IrisArco Iris
Arco Iris
 
A Terra Girando Em Torno Do Sol
A Terra Girando Em Torno Do SolA Terra Girando Em Torno Do Sol
A Terra Girando Em Torno Do Sol
 
A Lua
A LuaA Lua
A Lua
 
Spam
SpamSpam
Spam
 
Quadrados nunca mais
Quadrados nunca maisQuadrados nunca mais
Quadrados nunca mais
 
De 1 Até 19
De 1 Até 19De 1 Até 19
De 1 Até 19
 
Role As Bolas
Role As BolasRole As Bolas
Role As Bolas
 
O Malandro E O Diabo
O Malandro E O DiaboO Malandro E O Diabo
O Malandro E O Diabo
 
Descubra A Primeira Vista
Descubra A Primeira VistaDescubra A Primeira Vista
Descubra A Primeira Vista
 
Velozmente, Mas Cautelosamente
Velozmente, Mas CautelosamenteVelozmente, Mas Cautelosamente
Velozmente, Mas Cautelosamente
 
AdiçãO RáPida
AdiçãO RáPidaAdiçãO RáPida
AdiçãO RáPida
 
O desafio do carteiro Roberval
O desafio do carteiro RobervalO desafio do carteiro Roberval
O desafio do carteiro Roberval
 
Cyber Teasers
Cyber TeasersCyber Teasers
Cyber Teasers
 
Abelhas Fazem Mel
Abelhas  Fazem MelAbelhas  Fazem Mel
Abelhas Fazem Mel
 

Último

Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptxLEANDROSPANHOL1
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensLuizPauloFerreira11
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceE-Commerce Brasil
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnGustavo144776
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 

Último (20)

Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 

Bolsa de Valores

  • 1. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? O mercado de valores aparece diariamente nas notícias. Você toda hora ouve falar nas altas e baixas da bolsas, e você também ouve falar diariamente na mídia: O índice Dow Jones cresceu em média 2% hoje, com avanços e declínios com uma margem de... Obviamente as ações e o mercado de valores são importantes, mas você talvez você saiba muito pouco sobre eles. O que é uma ação? O que é um mercado de valores? Por que precisamos de um mercado de valores? De onde as ações vêm, e por que as pessoas querem comprar e vender ações? Digamos que você decide começar um negócio, e então você decide abrir um restaurante. Você sai e compra um edifício, compra todo o equipamento de cozinha, mesas e cadeiras, materiais e contrata cozinheiros, garçonetes, etc. Você anuncia e abre suas portas. Digamos que você gasta $500.000 no edifício e no equipamento, e que todos os anos você gasta $250.000 em materiais, comida e na folha de pagamento dos seus empregados. Ao término do seu primeiro ano você, soma todo o dinheiro recebido dos clientes e você acha que sua renda total é $300.000. Considerando que sua despesa foi de $250.000, seu lucro líquido é $300.000 (renda) - $250.000 (despesa) = $50.000 (lucro).
  • 2. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Ao término do segundo ano ganha $325,000 e suas despesas permanecem as mesmas, logo tem um lucro líquido de $75,000. Neste momento você decide vender o negócio. Qual é o preço? Um modo é dizer que o negócio: Vale $500.000. Se você fecha o restaurante você pode vender o edifício, o equipamento, etc. e adquire $500.000. Esta é uma simplificação, claro que - o edifício provavelmente foi super valorizado, e o equipamento desvalorizou-se, pois já foi largamente usado. Digamos que as coisas contrabalançam-se e valem $500.000. Este é o ativo ou valor contábil do negócio - o valor de todos os ativos do negócio se você o vendesse hoje. Se você mantivesse o passo teríamos provavelmente pelo menos mais $75.000 de lucro este ano - você sabe pela história do comportamento do negócio. Então você pode pensar no restaurante como um investimento que pagará algo como $75.000 de retorno todos os anos. Vendo isto deste modo, alguém poderia estar disposto pagar $750.000 pelo restaurante. Um retorno de $75.000 ao ano sob um investimento de $750.000 representa uma taxa de retorno de 10%. Alguém poderia estar até mesmo disposto a pagar $1, 500, 000, que representa uma taxa de retorno de 5% ou até mesmo mais, se pensasse que a renda do restaurante cresceria e aumentaria com o passar do tempo a uma taxa maior do que a taxa inflacionaria.
  • 3. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Então, o dono do restaurante estabeleceria o preço correto. Você poderia estimar o restaurante em $1, 500,000. Se 10 pessoas vêm a você e dizem: Amigo, eu gostaria de comprar seu restaurante, mas eu não tenho $1.500.000. Se esse fosse o caso, você poderia dividir seu restaurante em 10 fatias e vender cada pedaço por $150.000. Em outras palavras, você poderia vender partes do restaurante. Então cada pessoa que comprou uma parte receberia um décimo dos lucros ao término do ano, e cada pessoa teria direito a um voto em qualquer decisão empresarial. Ou você poderia dividir propriedade em 1.500 partes e poderia vender cada parte para $1.000 e fazer permitir que pessoas de menor poder aquisitivo participassem da compra. Ou você poderia dividir propriedade em 3,000 partes, poderia manter 1,500 sob seu controle, e poderia vender as partes restantes à $500 cada. À medida que você retém uma maioria das fatias (e então os votos) e você retém o controle do restaurante, enquanto compartilha o lucro com outras pessoas. Enquanto isso, você consegue depositar os mesmos $750.000 no banco ao vender as 1.500 partes a outras pessoas. Ações, elas representam a propriedade dos recursos de uma companhia e seus lucros. Os dividendos das ações representam uma porção dos lucros anuais da companhia. Se o restaurante tem 10 donos e cada um possue uma parte das ações, e o restaurante gera $75.000 de lucro durante o ano, então cada dono arrecada $7.500.
  • 4. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Uma grande companhia como a IBM tem milhões de acionistas (ao redor 1.1 bilhões em outubro de 99). O total dos lucros da companhia são divididos por 1.1 bilhões e são enviados aos acionistas como dividendos. Uma medida do valor de uma companhia, pelo menos para os investidores, é o produto do número de acionistas multiplicado pelo preço das ações. Este valor é chamado de capitalizações da companhia. A idéia básica atrás de um mercado de valores é algo simples Se eu sou uma pessoa física e possuo um restaurante e eu estou vendendo-o a outros cidadãos da comunidade, eu poderia fazer a venda por vias verbais ou por anúncio no jornal. Vender ações fica mais fácil Porém, cria um problema para qualquer um que queira vender suas ações. O vendedor tem que sair e achar um comprador, e às vezes isso nem sempre é fácil. O “Mercado de Valores” resolve este problema. As ações são publicamente comercializadas e são vendidas no Mercado de Valores (também conhecido como Bolsa de Valores). A bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) é um exemplo deste mercado. Em seu bairro você tem um “supermercado” que vende comida.
  • 5. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? A razão pela qual você vai ao supermercado é porque você pode ir a um lugar e pode comprar de uma vez, todos os tipos de comidas que você precisa - é muito mais conveniente do que se dirigir ao açougueiro, ao leiteiro, etc. O NYSE é um supermercado de ações. A NYSE pode ser imaginada como uma grande arena onde todo o mundo que quer comprar e/ou vender ações podem fazê-lo. As trocas facilitam a compra e venda. Você não tem que ir à NY para participar da bolsa de valores - você pode chamar um corretor de ações que negocia com a NYSE e ele com sua autorização, comprará ou venderá suas ações. Se a troca não existisse, comprar ou vender ações seria algo muito difícil. Você teria que colocar um anúncio classificado no jornal, esperar por uma chamada, pechinchar um preço, etc. sempre que você quisesse vender ações. A bolsa de valores tem um efeito colateral interessante. Porque todas as compras e vendas são centralizadas, permite-se conhecer o preço das ações a toda hora ou minuto. Então, o preço das ações flutuam baseado em notícias da companhia, relatórios da mídia, notícias econômicas nacionais, etc. os compradores e vendedores levam em conta todos destes fatores. Por exemplo, assim quando o FAA fechou a companhia Valujet em junho de 1996, o valor das ações mergulhou. Os investidores não se sentiam seguros com o que a linha aérea poderia representar em termos de negócios, começaram a vender suas ações, provocando a queda nos preços.
  • 6. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? O valor da empresa caiu em função do preço de suas ações. O preço das ações também reflete o dividendo que as ações pagam, os salários projetados da companhia no futuro, o preço do chá na China (especialmente o Lipton), e assim por diante. Corporações Qualquer negócio que deseje vender ações a várias pessoas diferentes, assim o fazem, transformando-se em uma corporação. O processo de tornar um negócio em uma corporação é chamado de incorporações. Se você começa um restaurante com seu próprio dinheiro na compra do edifício e do equipamento, então o que você fez é um proprietário privado ou exclusivo. Se você possui é o dono do restaurante inteiro - você consegue tomar todas as decisões e você é dono de todo o lucro. Se três pessoas juntam seu dinheiro e começam um restaurante como um time, então o que eles formam é uma sociedade. As três pessoas possuem o restaurante e compartilham do seu lucro e decisões. Uma corporação é diferente, e representa um conceito bem interessante. Uma corporação é uma “pessoa virtual". Quer dizer, uma corporação é registrada no governo, tem um número de CPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica), pode possuir propriedades, pode ir à corte e processar pessoas e pode ser processada, pode fazer contratos, e assim por diante. Por definição uma corporação tem ações que podem ser compradas e podem ser vendidas, e todos os donos da corporação mantém ações da corporação.
  • 7. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Um efeito colateral inacreditavelmente interessante desta “pessoa virtual" é que tem um prazo de vida indefinido e potencialmente infinito. Há um conjunto inteiro de leis que controlam as corporações - estas leis existem para proteger os acionistas e o público. Estas leis controlam vários aspectos organizacionais e operacionais das corporações. Por exemplo, toda corporação tem um conselho de diretores (se todas as ações de uma corporação fosse possuída por uma única pessoa, então esta pessoa poderia decidir que só haverá uma pessoa no conselho, mas mesmo assim o conselho ainda permanece). Os acionistas da companhia se encontram todos os anos para eleger um novo conselho. Então, o conselho toma as decisões para a companhia. O conselho contrata os administradores (o presidente da companhia e/ou vice-presidente são todos escolhidos pelo conselho), define as políticas da companhia, etc. O grupo de administradores, juntos, poderia ser definido como “o cérebro pessoa virtual". A partir desta descrição pode-se ver que uma corporações tem um grupo de donos, os acionistas. Os donos elegem uma conselho/ grupo de diretores para tomar as decisões principais da companhia. O conselho, por exemplo, selecionam os administradores principais da companhia e lhe dizem o que fazer. Os administradores contratam outras pessoa e administram os empregados na companhia.
  • 8. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Os donos da corporações se tornam os donos comprando suas ações. O conselho decide quantas ações haverá. Por exemplo, uma companhia poderia ter um milhão de ações. A companhia ou pode ser privada ou pública. Em uma companhia privada as ações pertencem a um número pequeno de pessoas que provavelmente se conhecem. Eles compram e vendem as ações entre si. Uma companhia pública pertence a milhares de pessoas que comercializam suas ações em uma bolsa de valores pública. Um das grandes razões para que as corporações existam é criar uma estrutura de captação de dinheiro para investimento junto ao negócio. Digamos que você gostaria de começar sua própria linha aérea. A maioria das pessoas não pode fazer isto, porque um avião vale milhões de dólares. Uma linha aérea precisa de uma frota inteira de aviões e outros equipamentos, além disso, terá que contratar muitos empregados. Uma pessoa que quer começar uma linha aérea formará uma corporações então e venderá ações para captar o dinheiro necessário para iniciar o negócio. Criar corporações é uma maneira fácil de captar grandes quantidades de “capital de investimento", o dinheiro dos investidores. Quando uma corporações pela primeira vez vende suas ações ao público, faz via um IPO (Initial Public Offering - Oferecimento Inicial ao de Público). A companhia poderia vender um milhão de ações à $20 cada para captar $20 milhões rapidamente (isso é uma simplificações - a corretora cobrará a comissão de corretagem de $20 milhões sobre o valor do IPO).
  • 9. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? A companhia investe seus primeiros $20 milhões em equipamento e empregados. Os investidores (os acionistas que compraram os $20 milhões em ações) espera que o equipamento e empregados gerem lucros e pagarão os dividendos. Outra razão para que as corporações existam é limitar as obrigações dos donos até certo ponto. Se a corporação é processada, a corporação responde judicialmente. A corporação pode sair de negócio, mas isso é o pior que pode acontecer. Se você é um proprietário exclusivo que possui um restaurante e o restaurante é processado, você é que está sendo processado. Você e o restaurante “são as mesmas coisas". Se você for condenado, então você pessoalmente pode perder tudo o que você possuía durante o processo. Preços das ações Digamos que uma nova corporação é criada e em seu IPO capta $20 milhões vendendo um milhão de ações a $20 cada. A corporação compra seu equipamento e contrata seus empregados, e no primeiro ano quando são apuradas as receitas e despesas a companhia tem um lucro de $1 milhão. O conselho de diretores da companhia pode decidir fazer vários coisas com esse milhão:    
  • 10. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Poderia pôr no banco ou poupá-lo para uma emergência. Poderia decidir repartir todo o lucro com seus acionistas, assim sendo, distribuiria dividendos de $1 por ação. ·   Poderia usar o dinheiro para comprar mais equipamento e contratar mais empregados para fazer a companhia crescer. Ou poderia escolher uma das três alternativas. Se uma companhia tradicionalmente repassa seus lucros para seus acionistas, geralmente é chamado de renda de ações (income stock). Os acionistas obtêm renda dos lucros da companhia. Se a companhia aplica a maioria do dinheiro no negócio, é chamado uma ações de crescimento (growth stock). A companhia está tentando crescer aumentando a quantidade de equipamento e o número das pessoas. O preço das ações de renda tenderá a ficar igual. Quer dizer, de ano para ano o preço das ações tenderá a permanecer aproximadamente o mesmo a menos que os lucros (e então dividendos) subam. Pessoas estão recebendo seu dinheiro de volta a cada ano, mas o negócio não está crescendo. Este seria o caso para ações de um restaurante onde todo o lucro é distribuído anualmente aos acionistas. Digamos que o restaurante decide, durante vários anos, economizar seus lucros e então no segundo ano abre uma filial. Este é o comportamento de uma companhia de crescimento. O valor das ações sobem porque, quando o segundo restaurante abre, há duas vezes mais equipamentos e duas vezes mais lucros a serem ganhos pela companhia.
  • 11. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Nas ações de crescimento os acionistas não recebem dividendos anuais, mas eles possuem uma companhia cujo valor está aumentando. Então os acionistas podem receber mais quando vendem suas ações a outra pessoa. Alguém comprando a ações veria o valor contábil crescente da companhia (o valor dos edifícios, equipamento, etc.) e o lucro crescente que a companhia está ganhando e paga um preço mais alto pelas ações. Em uma companhia publicamente comerciada, todos as informações financeiras sobre a companhia são públicas. As Comissão de Troca e Segurança (The Securities and Exchange Commission - SEC) tem a responsabilidade da coleta destas informações e as disponibiliza para os investidores. Os acionistas também usam vários outros indicadores para determinar qual é preço das ações. Um indicador simples é o índice de Preço/Lucro. Este é o preço da ações dividido lucro por ação. Há todos os tipos de indicadores como estes como também muitas outras informações financeiras disponíveis sobre as ações.
  • 12. Bolsa de Valores Médias de ações Diariamente no noticiário você ouve falar do Média Dow Jones e outras médias como o S&P 500 ou Russel 2000. Estas são médias de mercado projetadas para dizer como as companhias em geral atuaram no mercado de valores. Por exemplo, a Média Dow Jones simplesmente é o valor comum das 30 maiores ações de grandes industriais. As grandes companhias como GM, Goodyear, IBM e Exxon são as companhias que compõem este índice. Veja nesta esta página como a média é calculada. O S&P 500 é o valor comum de 500 grandes companhias. O que estas médias indicam é a saúde geral de preços acionários. Se a economia está indo bem, então os preços das ações de um grupo tendem a subir. Se está indo mal, os preços tendem a cair. As médias mostram como estas tendências se refletem no mercado. O Papel das Bolsas de Valores e Corretoras de Ações Há três grandes Bolsas de Valores no E.U.A. ·        NYSE - The New York Stock Exchange - A bolsa de valores de NY ·        AMEX - The American Stock exchange - A bolsa de valores americana ·        NASDAQ - National Association of Securities Dealers - Associação Nacional de
  • 13. Bolsa de Valores Corretoras de Seguros A NYSE tem aproximadamente 3,000 companhias cadastradas ao pregão. De acordo com o NYSE, ao término de novembro de 98, 3,104 companhias estava cadastradas na NYSE. Estas companhias tiveram mais de 236 bilhões de ações, $10.1 trilhões disponíveis para comercialização no pregão, dando a NYSE a maior das capitalizações de mercado do mundo (em condições de valor de mercado globais o valor global total das companhias NYSE excedeu $12.8 trilhões). Qualquer uma destas 3.000 empresas que queira comprar ou vender ações vão à bolsa de valores de Nova Iorque para fazê-lo. Claro que, ninguém precisa voar à Nova Iorque, para comprar ou vender suas ações. Uma pessoa chama uma corretora de ações ou então em uma firma autorizada a operar no pregão. Há dúzias de corretoras de valores como Merrill Lynch, Charles Schwab, Decano Witter e assim por diante. Quando você chama um corretor de uma destas companhias, ele ou ela revezam-se no pregão e um representante da companhia (ou, mais comumente, um computador que representa a companhia) faz o comércio das ações. Você paga ao corretor uma comissão, geralmente $10 a $100 por comercialização, dependendo da corretora. Ações que não listadas no pregão são vendidas Over The Counter - OTC. Ações OTC geralmente estão de companhias menores, mais arriscadas. Geralmente uma ações OTC é acionária de uma companhia que não satisfaz as exigências do pregão.