SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 48
MONÓMIOS  E POLINÓMIOS
Problema: Observa as figuras. x - 9   x – 4 Sabendo que as figuras são equivalentes, determina as dimensões do rectângulo. 6 6 Se as figuras são equivalentes significa que têm a mesma área, logo podemos formar a seguinte equação: Resolução: No 1.º membro da equação surge um produto que ainda não sabem efectuar. Portanto, torna-se necessário estudar novas expressões e suas operações  que nos permitam dar resposta a alguns problemas.
  POLINÓMIOS
Um  polinómio  é uma soma algébrica de vários monómios . No polinómio  , às parcelas,  ,  e  chamam-se  termos ou monómios . Exemplos:  Trinómio  porque é constituído por 3 monómios Binómio , porque é constituído por dois monómios.
Curiosidade: Monómio  é uma palavra de origem grega, derivada de  monos , que significa  único . Monómio significa  único termo . Um  monómio  é uma expressão que pode ser constituída por um número ou por um  produto de números em que alguns podem ser representados por letras. MONÓMIOS Exemplos: M 3 -xy 6 23x x Nota: Num monómio não aparecem adições nem subtracções.
Constituição de um monómio Exemplo: -7y 3 Neste monómio podemos distinguir uma  parte numérica  ou  coeficiente  (-7) e  uma  parte literal  (y 3 ). Exercício: Completa a tabela seguinte : Monómio Coeficiente Parte literal
Como escrever correctamente um monómio? A área do maior rectângulo da figura ao lado pode ser dada pela expressão: mas deve escrever-se:  Exemplo II Observa a figura: Qual a sua área? 7x    2x = 14x 2 Exemplo I
O produto de dois monómios é um monómio cujo coeficiente é o produto dos coeficientes e cuja parte literal é o produto das partes literais. Convencionou-se que para escrever um produto de vários factores (um monómio)  escreve-se primeiro os números, e, em seguida, as letras por ordem alfabética. Por exemplo: Monómio Escrita correcta
Grau de um monómio grau 1 grau 2 grau 4   grau 7 6 grau 3 grau   0 Então, como se determina o grau de um monómio? O  grau de um monómio  é igual à soma dos expoentes da parte literal.
Completa a tabela: Monómios semelhantes Considera o seguinte polinómio: Este polinómio é constituído por 4 monómios  ,  ,  e  .  e  Os monómios  e  são semelhantes. Monómios semelhantes  – são aqueles que têm a mesma parte literal.  Monómios Grau
Os monómios  e  não são semelhantes porque não têm a  mesma parte literal. Grau de um polinómio Consideremos o polinómio  .  O grau deste polinómio é 4. Chama-se  grau de um polinómio  ao maior grau dos monómios que o constituem.
Adição algébrica de polinómios Nos monómios as letras representam números e as operações têm as mesmas propriedades que as operações com números. Por exemplo: Propriedade comutativa Propriedade associativa Aritmética  Álgebra Tal como na aritmética, é possível simplificar expressões quando estas têm termos semelhantes.
Tal como na aritmética, é possível simplificar expressões quando estas têm termos semelhantes. A soma de vários monómios semelhantes é um monómio semelhante com  coeficiente igual à soma algébrica dos coeficientes dos monómios das parcelas. Aritmética Álgebra 3 + 3 + 3 + 3 = 4  3 a + a + a + a =4  a = 4a 5  4 +  6  4 = 11  4 5 a +  6 a = 11a 3  7 +  2  7 +  4  7 = 9  7 3a + 2a + 4a = 9a
[object Object],[object Object],Polinómio reduzido   porque não tem termos semelhantes 2.  Transforma num polinómio reduzido os seguintes polinómios:
OPERAÇÕES COM POLINÓMIOS
Produto de um mon ó mio por um polin ó mio
b a  c A  á rea  é  dada pela expressão:   ab bc b b  c b 2 bc Como escrever correctamente, sem utilizar parênteses,  á rea do maior  rectângulo da figura?
Para multiplicar um mon ó mio por um polin ó mio, aplica-se a propriedade distributiva da multiplica ç ão em rela ç ão  à  adi ç ão, isto  é , multiplica-se o mon ó mio por cada um dos termos do polin ó mio.
Multiplica ç ão de polin ó mios A figura representa um rectângulo. A expressão que representa a sua  á rea  é : Como transformar esta expressão num polin ó mio reduzido? x+8 x+2 Produto de dois polin ó mios
1.ª processo: 2.ª processo: Expressão que representa a área do rectângulo dado. Polinómio reduzido Para multiplicar polin ó mios, multiplica-se cada termo de um, por todos os termos do outro, obtendo-se assim um novo polin ó mio.
Exerc í cio: Transforma num polin ó mio reduzido:
CASOS NOTÁVEIS DA MULTIPLICAÇÃO
Entre todos os produtos de polin ó mios h á  dois casos que têm um interesse particular,  não s ó  pela sua aplica ç ão a muitas situa ç ões, como pela sua liga ç ão  à  geometria. J á  vimos que um polin ó mio com dois termos, ou seja, com dois mon ó mios, tamb é m se pode chamar BIN Ó MIO. Se  é  um bin ó mio, então  representa o quadrado de um bin ó mio .
Exemplos ,[object Object]
Exemplos ,[object Object]
Diferença de quadrados
De um modo geral, Quadrado do 2. º  termo É  importante ler a igualdade nos dois sentidos. Quadrado do 1. º  termo
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Observa :   
Mais Exemplos ,[object Object]
Geometricamente:
As igualdades  são casos particulares da multiplica ç ão de polin ó mios.  Chamam-se por isso ,  CASOS NOT Á VEIS DA MULTIPLICA Ç ÃO .
Resumo ,[object Object],[object Object],+ +
Exercício 1 ,[object Object],[object Object]
Exercício 2 ,[object Object],[object Object]
FACTORIZAÇÃO DE POLINÓMIOS
DECOMPOSI Ç ÃO EM FACTORES A+B  é  uma soma A e B são parcelas A    B é um produto A e B são os factores Recordar … Factorizar um polin ó mio  é  escrevê-lo sob a forma de um produto de factores.  Para decompor um polin ó mio em factores, aplicando a propriedade distributiva, procuram-se os factores comuns e colocam-se em evidência.
J á  sabem transformar produtos em somas alg é bricas, agora pretende-se que  fa ç am o contr á rio.    A Propriedade distributiva na decomposição em factores     PRODUTO  SOMA Acab á mos de transformar a soma num produto de factores  –   factoriza ç ão do polin ó mio. Colocámos em evidência o factor comum  a Distribuímos o factor  a  pelas parcelas SOMA  PRODUTO
Factor comum Expressão obtida suprimindo o factor comum Factoriza a seguinte expressão: 4x+5xy  = ..........  x  ......................... x (4+5y) Se multiplicares o factor comum pela  expressão dada, terás de obter a expressão inicial. Caso contrário, a expressão está mal factorizada . = 4x+5xy x (4+5y) Colocámos em evidência o factor x.
Mais exemplos:
Os casos notáveis e a decomposição em factores ,[object Object]
Lei do anulamento do produto Reparem que: Assim, se o produto de dois (ou mais) factores  é  zero, então, pelo menos um dos  factores  é  zero. Ou seja ,  Esta propriedade  é  conhecida pela  LEI DO ANULAMENTO DO PODUTO .   Um produto  é  nulo se e só se (sse) pelo menos um dos seus factores  é  nulo. Nota:  O s í mbolo  lê-se  ou .
[object Object],[object Object],A lei do anulamento do produto permite resolver equa ç ões de grau superior ao primeiro. Mas, ser á  poss í vel aplicar a lei do anulamento do produto na resolu ç ão de qualquer equa ç ão? Aten ç ão , para aplicar a lei do anulamento do produto na resolu ç ão de equa ç ões,  é  necess á rio que:
Ao aplicar esta lei, obtemos uma  disjunção   de duas condições, a que corresponde a  reunião  de dois conjuntos-solução. Conseguirás descobrir mentalmente as soluções?
 
Para aplicar a lei do anulamento do produto, é necessário factorizar o 1.º membro da equação. Nota:  é uma equação de grau 2,  completa  (porque tem o termo de grau 2, de grau um e de grau zero). Está  escrita na forma canónica. S.={0, 2}
  S.={-1/2} -0,5  é  raiz dupla
Resolve, por dois processos diferentes, as equa ç ões seguintes. ou
Problema: Observa as figuras. 6 6 Um voluntário?! Sabendo que as figuras são equivalentes, determina as dimensões do rectângulo.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Áreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosÁreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosJoana Ferreira
 
Funções e Função Afim
Funções e Função Afim Funções e Função Afim
Funções e Função Afim estudamatematica
 
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venus
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venusRepresentar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venus
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venusPaulo Mutolo
 
Funções e Função Afim
Funções e Função Afim Funções e Função Afim
Funções e Função Afim estudamatematica
 
Sequencias e Regularidades
Sequencias e RegularidadesSequencias e Regularidades
Sequencias e Regularidadesestudamatematica
 
Operações com potências (parte i)
Operações com potências (parte i)Operações com potências (parte i)
Operações com potências (parte i)aldaalves
 
Proporcionalidade direta
Proporcionalidade diretaProporcionalidade direta
Proporcionalidade diretaHelena Borralho
 
Vetores, translações e isometrias
Vetores, translações e isometriasVetores, translações e isometrias
Vetores, translações e isometriasO Bichinho do Saber
 
Resumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º AnoResumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º Anonescalda
 
Lugares geométricos
Lugares geométricosLugares geométricos
Lugares geométricossaramramos
 
Caderno exercicios 10º ano novo programa jorge penalva
Caderno exercicios 10º ano   novo programa jorge penalvaCaderno exercicios 10º ano   novo programa jorge penalva
Caderno exercicios 10º ano novo programa jorge penalvabeta2001
 
Lógica e teoria de conjuntos ppt
Lógica e teoria de conjuntos  pptLógica e teoria de conjuntos  ppt
Lógica e teoria de conjuntos pptPedro Teixeira
 
Conjunções e Locuções Conjuncionais
Conjunções e Locuções ConjuncionaisConjunções e Locuções Conjuncionais
Conjunções e Locuções ConjuncionaisRosalina Simão Nunes
 
Ficha reforço nº6_monomios_polinomios
Ficha reforço nº6_monomios_polinomiosFicha reforço nº6_monomios_polinomios
Ficha reforço nº6_monomios_polinomiosAfectos Mala Dos
 
Ficha de trabalho numeros reais
Ficha de trabalho numeros reaisFicha de trabalho numeros reais
Ficha de trabalho numeros reaisGisela Carvalho
 
Orações coordenadas e subordinadas esquema
Orações coordenadas e subordinadas   esquemaOrações coordenadas e subordinadas   esquema
Orações coordenadas e subordinadas esquemaPaulo Portelada
 

La actualidad más candente (20)

Semelhança unidade 7
Semelhança unidade 7Semelhança unidade 7
Semelhança unidade 7
 
Áreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidosÁreas e volumes de sólidos
Áreas e volumes de sólidos
 
Funções e Função Afim
Funções e Função Afim Funções e Função Afim
Funções e Função Afim
 
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venus
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venusRepresentar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venus
Representar um conjunto por extensão e por compreensão e diagrama de venus
 
Funções e Função Afim
Funções e Função Afim Funções e Função Afim
Funções e Função Afim
 
Sequencias e Regularidades
Sequencias e RegularidadesSequencias e Regularidades
Sequencias e Regularidades
 
Operações com potências (parte i)
Operações com potências (parte i)Operações com potências (parte i)
Operações com potências (parte i)
 
Proporcionalidade direta
Proporcionalidade diretaProporcionalidade direta
Proporcionalidade direta
 
Intersecções (GD)
Intersecções (GD)Intersecções (GD)
Intersecções (GD)
 
Vetores, translações e isometrias
Vetores, translações e isometriasVetores, translações e isometrias
Vetores, translações e isometrias
 
06 retas-e-planos
06 retas-e-planos06 retas-e-planos
06 retas-e-planos
 
Resumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º AnoResumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º Ano
 
Lugares geométricos
Lugares geométricosLugares geométricos
Lugares geométricos
 
Caderno exercicios 10º ano novo programa jorge penalva
Caderno exercicios 10º ano   novo programa jorge penalvaCaderno exercicios 10º ano   novo programa jorge penalva
Caderno exercicios 10º ano novo programa jorge penalva
 
Lógica e teoria de conjuntos ppt
Lógica e teoria de conjuntos  pptLógica e teoria de conjuntos  ppt
Lógica e teoria de conjuntos ppt
 
Conjunções e Locuções Conjuncionais
Conjunções e Locuções ConjuncionaisConjunções e Locuções Conjuncionais
Conjunções e Locuções Conjuncionais
 
Ficha reforço nº6_monomios_polinomios
Ficha reforço nº6_monomios_polinomiosFicha reforço nº6_monomios_polinomios
Ficha reforço nº6_monomios_polinomios
 
Ficha de trabalho numeros reais
Ficha de trabalho numeros reaisFicha de trabalho numeros reais
Ficha de trabalho numeros reais
 
Orações coordenadas e subordinadas esquema
Orações coordenadas e subordinadas   esquemaOrações coordenadas e subordinadas   esquema
Orações coordenadas e subordinadas esquema
 
Quantificadores
QuantificadoresQuantificadores
Quantificadores
 

Similar a Polinómios

Expressoes Algebricas Definitivo
Expressoes Algebricas DefinitivoExpressoes Algebricas Definitivo
Expressoes Algebricas DefinitivoBetão Betão
 
Expressoes algebricas 2
Expressoes algebricas 2Expressoes algebricas 2
Expressoes algebricas 2Betão Betão
 
Produto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomioProduto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomioInês Mota
 
Mat expressoes algebricas
Mat expressoes algebricasMat expressoes algebricas
Mat expressoes algebricastrigono_metria
 
Resumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º AnoResumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º Anonescalda
 
Ceesvo (ensino fundamental) apostila 6
Ceesvo (ensino fundamental)   apostila 6Ceesvo (ensino fundamental)   apostila 6
Ceesvo (ensino fundamental) apostila 6Nome Sobrenome
 
Mat operacoes entre polinomios
Mat operacoes entre polinomiosMat operacoes entre polinomios
Mat operacoes entre polinomiostrigono_metria
 
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-044091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04Haroldo Oliveira
 
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aula
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aulawww.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aula
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo AulaVídeo Aulas Apoio
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómiosInês Mota
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómiosInês Mota
 
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulas
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulaswww.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulas
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Expressoes algebricas
Expressoes algebricasExpressoes algebricas
Expressoes algebricasLarissa Souza
 

Similar a Polinómios (20)

Polinómios: Teoria
Polinómios: TeoriaPolinómios: Teoria
Polinómios: Teoria
 
Expressoes Algebricas Definitivo
Expressoes Algebricas DefinitivoExpressoes Algebricas Definitivo
Expressoes Algebricas Definitivo
 
Expressoes algebricas 2
Expressoes algebricas 2Expressoes algebricas 2
Expressoes algebricas 2
 
Apostila Monômios.docx
Apostila Monômios.docxApostila Monômios.docx
Apostila Monômios.docx
 
Oficina matemática
Oficina matemáticaOficina matemática
Oficina matemática
 
Produto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomioProduto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomio
 
Mat62a
Mat62aMat62a
Mat62a
 
Fatoração
FatoraçãoFatoração
Fatoração
 
Mat expressoes algebricas
Mat expressoes algebricasMat expressoes algebricas
Mat expressoes algebricas
 
PolinôMios 7ª SéRie
PolinôMios 7ª SéRiePolinôMios 7ª SéRie
PolinôMios 7ª SéRie
 
Resumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º AnoResumo EquaçõEs 8º Ano
Resumo EquaçõEs 8º Ano
 
Ceesvo (ensino fundamental) apostila 6
Ceesvo (ensino fundamental)   apostila 6Ceesvo (ensino fundamental)   apostila 6
Ceesvo (ensino fundamental) apostila 6
 
Mat operacoes entre polinomios
Mat operacoes entre polinomiosMat operacoes entre polinomios
Mat operacoes entre polinomios
 
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-044091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04
4091934 apostila-ensino-fundamental-ceesvo-matematica-04
 
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aula
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aulawww.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aula
www.CentroApoio.com - Matemática - Frações - Vídeo Aula
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
 
Regras da matemática
Regras da matemáticaRegras da matemática
Regras da matemática
 
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulas
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulaswww.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulas
www.CentroApoio.com - Matemática - Polinômios - Vídeo Aulas
 
Expressoes algebricas
Expressoes algebricasExpressoes algebricas
Expressoes algebricas
 

Más de aldaalves

1.ª chamada 2005
1.ª chamada 20051.ª chamada 2005
1.ª chamada 2005aldaalves
 
Representações gráficas
Representações gráficasRepresentações gráficas
Representações gráficasaldaalves
 
Proporcionalidades soluções
Proporcionalidades soluçõesProporcionalidades soluções
Proporcionalidades soluçõesaldaalves
 
Exercícios de proporcionalidade
Exercícios de proporcionalidadeExercícios de proporcionalidade
Exercícios de proporcionalidadealdaalves
 
Soluções estatística e probabil.
Soluções estatística e probabil.Soluções estatística e probabil.
Soluções estatística e probabil.aldaalves
 
Estatística e probabilidades ii
Estatística e probabilidades iiEstatística e probabilidades ii
Estatística e probabilidades iialdaalves
 
Estatística e probabilidades i
Estatística e probabilidades iEstatística e probabilidades i
Estatística e probabilidades ialdaalves
 
Equações do 2.º grau soluções
Equações do 2.º grau  soluçõesEquações do 2.º grau  soluções
Equações do 2.º grau soluçõesaldaalves
 
Circunferência e polígonos
Circunferência e polígonosCircunferência e polígonos
Circunferência e polígonosaldaalves
 
Circunferência e polígonos resolução
Circunferência e polígonos resoluçãoCircunferência e polígonos resolução
Circunferência e polígonos resoluçãoaldaalves
 
Trigonometria soluções
Trigonometria soluçõesTrigonometria soluções
Trigonometria soluçõesaldaalves
 
Espaço volumes-respetiva correção
Espaço volumes-respetiva correçãoEspaço volumes-respetiva correção
Espaço volumes-respetiva correçãoaldaalves
 
Números reais e inequações
Números reais e inequaçõesNúmeros reais e inequações
Números reais e inequaçõesaldaalves
 
Sistemas de equações e respetiva correção
Sistemas de equações e respetiva correçãoSistemas de equações e respetiva correção
Sistemas de equações e respetiva correçãoaldaalves
 
Sistemas de equações
Sistemas de equaçõesSistemas de equações
Sistemas de equaçõesaldaalves
 
Números reais e inequações
Números reais e inequaçõesNúmeros reais e inequações
Números reais e inequaçõesaldaalves
 
Equações literais
Equações literaisEquações literais
Equações literaisaldaalves
 
Equações literais
Equações literaisEquações literais
Equações literaisaldaalves
 
Revisões estatistica 1 (1)
Revisões estatistica 1 (1)Revisões estatistica 1 (1)
Revisões estatistica 1 (1)aldaalves
 

Más de aldaalves (20)

1.ª chamada 2005
1.ª chamada 20051.ª chamada 2005
1.ª chamada 2005
 
Representações gráficas
Representações gráficasRepresentações gráficas
Representações gráficas
 
Proporcionalidades soluções
Proporcionalidades soluçõesProporcionalidades soluções
Proporcionalidades soluções
 
Exercícios de proporcionalidade
Exercícios de proporcionalidadeExercícios de proporcionalidade
Exercícios de proporcionalidade
 
Soluções estatística e probabil.
Soluções estatística e probabil.Soluções estatística e probabil.
Soluções estatística e probabil.
 
Estatística e probabilidades ii
Estatística e probabilidades iiEstatística e probabilidades ii
Estatística e probabilidades ii
 
Estatística e probabilidades i
Estatística e probabilidades iEstatística e probabilidades i
Estatística e probabilidades i
 
Equações do 2.º grau soluções
Equações do 2.º grau  soluçõesEquações do 2.º grau  soluções
Equações do 2.º grau soluções
 
Circunferência e polígonos
Circunferência e polígonosCircunferência e polígonos
Circunferência e polígonos
 
Circunferência e polígonos resolução
Circunferência e polígonos resoluçãoCircunferência e polígonos resolução
Circunferência e polígonos resolução
 
Trigonometria soluções
Trigonometria soluçõesTrigonometria soluções
Trigonometria soluções
 
Espaço volumes-respetiva correção
Espaço volumes-respetiva correçãoEspaço volumes-respetiva correção
Espaço volumes-respetiva correção
 
Números reais e inequações
Números reais e inequaçõesNúmeros reais e inequações
Números reais e inequações
 
Sistemas de equações e respetiva correção
Sistemas de equações e respetiva correçãoSistemas de equações e respetiva correção
Sistemas de equações e respetiva correção
 
Sistemas de equações
Sistemas de equaçõesSistemas de equações
Sistemas de equações
 
Números reais e inequações
Números reais e inequaçõesNúmeros reais e inequações
Números reais e inequações
 
Equações literais
Equações literaisEquações literais
Equações literais
 
Equações literais
Equações literaisEquações literais
Equações literais
 
Aula 4 e 5
Aula 4 e 5Aula 4 e 5
Aula 4 e 5
 
Revisões estatistica 1 (1)
Revisões estatistica 1 (1)Revisões estatistica 1 (1)
Revisões estatistica 1 (1)
 

Último

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 anoandrealeitetorres
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 

Último (20)

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 

Polinómios

  • 1. MONÓMIOS E POLINÓMIOS
  • 2. Problema: Observa as figuras. x - 9 x – 4 Sabendo que as figuras são equivalentes, determina as dimensões do rectângulo. 6 6 Se as figuras são equivalentes significa que têm a mesma área, logo podemos formar a seguinte equação: Resolução: No 1.º membro da equação surge um produto que ainda não sabem efectuar. Portanto, torna-se necessário estudar novas expressões e suas operações que nos permitam dar resposta a alguns problemas.
  • 4. Um polinómio é uma soma algébrica de vários monómios . No polinómio , às parcelas, , e chamam-se termos ou monómios . Exemplos: Trinómio porque é constituído por 3 monómios Binómio , porque é constituído por dois monómios.
  • 5. Curiosidade: Monómio é uma palavra de origem grega, derivada de monos , que significa único . Monómio significa único termo . Um monómio é uma expressão que pode ser constituída por um número ou por um produto de números em que alguns podem ser representados por letras. MONÓMIOS Exemplos: M 3 -xy 6 23x x Nota: Num monómio não aparecem adições nem subtracções.
  • 6. Constituição de um monómio Exemplo: -7y 3 Neste monómio podemos distinguir uma parte numérica ou coeficiente (-7) e uma parte literal (y 3 ). Exercício: Completa a tabela seguinte : Monómio Coeficiente Parte literal
  • 7. Como escrever correctamente um monómio? A área do maior rectângulo da figura ao lado pode ser dada pela expressão: mas deve escrever-se: Exemplo II Observa a figura: Qual a sua área? 7x  2x = 14x 2 Exemplo I
  • 8. O produto de dois monómios é um monómio cujo coeficiente é o produto dos coeficientes e cuja parte literal é o produto das partes literais. Convencionou-se que para escrever um produto de vários factores (um monómio) escreve-se primeiro os números, e, em seguida, as letras por ordem alfabética. Por exemplo: Monómio Escrita correcta
  • 9. Grau de um monómio grau 1 grau 2 grau 4 grau 7 6 grau 3 grau 0 Então, como se determina o grau de um monómio? O grau de um monómio é igual à soma dos expoentes da parte literal.
  • 10. Completa a tabela: Monómios semelhantes Considera o seguinte polinómio: Este polinómio é constituído por 4 monómios , , e . e Os monómios e são semelhantes. Monómios semelhantes – são aqueles que têm a mesma parte literal. Monómios Grau
  • 11. Os monómios e não são semelhantes porque não têm a mesma parte literal. Grau de um polinómio Consideremos o polinómio . O grau deste polinómio é 4. Chama-se grau de um polinómio ao maior grau dos monómios que o constituem.
  • 12. Adição algébrica de polinómios Nos monómios as letras representam números e as operações têm as mesmas propriedades que as operações com números. Por exemplo: Propriedade comutativa Propriedade associativa Aritmética Álgebra Tal como na aritmética, é possível simplificar expressões quando estas têm termos semelhantes.
  • 13. Tal como na aritmética, é possível simplificar expressões quando estas têm termos semelhantes. A soma de vários monómios semelhantes é um monómio semelhante com coeficiente igual à soma algébrica dos coeficientes dos monómios das parcelas. Aritmética Álgebra 3 + 3 + 3 + 3 = 4  3 a + a + a + a =4  a = 4a 5  4 + 6  4 = 11  4 5 a + 6 a = 11a 3  7 + 2  7 + 4  7 = 9  7 3a + 2a + 4a = 9a
  • 14.
  • 16. Produto de um mon ó mio por um polin ó mio
  • 17. b a c A á rea é dada pela expressão:   ab bc b b c b 2 bc Como escrever correctamente, sem utilizar parênteses, á rea do maior rectângulo da figura?
  • 18. Para multiplicar um mon ó mio por um polin ó mio, aplica-se a propriedade distributiva da multiplica ç ão em rela ç ão à adi ç ão, isto é , multiplica-se o mon ó mio por cada um dos termos do polin ó mio.
  • 19. Multiplica ç ão de polin ó mios A figura representa um rectângulo. A expressão que representa a sua á rea é : Como transformar esta expressão num polin ó mio reduzido? x+8 x+2 Produto de dois polin ó mios
  • 20. 1.ª processo: 2.ª processo: Expressão que representa a área do rectângulo dado. Polinómio reduzido Para multiplicar polin ó mios, multiplica-se cada termo de um, por todos os termos do outro, obtendo-se assim um novo polin ó mio.
  • 21. Exerc í cio: Transforma num polin ó mio reduzido:
  • 22. CASOS NOTÁVEIS DA MULTIPLICAÇÃO
  • 23. Entre todos os produtos de polin ó mios h á dois casos que têm um interesse particular, não s ó pela sua aplica ç ão a muitas situa ç ões, como pela sua liga ç ão à geometria. J á vimos que um polin ó mio com dois termos, ou seja, com dois mon ó mios, tamb é m se pode chamar BIN Ó MIO. Se é um bin ó mio, então representa o quadrado de um bin ó mio .
  • 24.
  • 25.
  • 27. De um modo geral, Quadrado do 2. º termo É importante ler a igualdade nos dois sentidos. Quadrado do 1. º termo
  • 28.
  • 29.
  • 31. As igualdades são casos particulares da multiplica ç ão de polin ó mios. Chamam-se por isso , CASOS NOT Á VEIS DA MULTIPLICA Ç ÃO .
  • 32.
  • 33.
  • 34.
  • 36. DECOMPOSI Ç ÃO EM FACTORES A+B é uma soma A e B são parcelas A  B é um produto A e B são os factores Recordar … Factorizar um polin ó mio é escrevê-lo sob a forma de um produto de factores. Para decompor um polin ó mio em factores, aplicando a propriedade distributiva, procuram-se os factores comuns e colocam-se em evidência.
  • 37. J á sabem transformar produtos em somas alg é bricas, agora pretende-se que fa ç am o contr á rio.  A Propriedade distributiva na decomposição em factores PRODUTO SOMA Acab á mos de transformar a soma num produto de factores – factoriza ç ão do polin ó mio. Colocámos em evidência o factor comum a Distribuímos o factor a pelas parcelas SOMA PRODUTO
  • 38. Factor comum Expressão obtida suprimindo o factor comum Factoriza a seguinte expressão: 4x+5xy = .......... x ......................... x (4+5y) Se multiplicares o factor comum pela expressão dada, terás de obter a expressão inicial. Caso contrário, a expressão está mal factorizada . = 4x+5xy x (4+5y) Colocámos em evidência o factor x.
  • 40.
  • 41. Lei do anulamento do produto Reparem que: Assim, se o produto de dois (ou mais) factores é zero, então, pelo menos um dos factores é zero. Ou seja , Esta propriedade é conhecida pela LEI DO ANULAMENTO DO PODUTO . Um produto é nulo se e só se (sse) pelo menos um dos seus factores é nulo. Nota: O s í mbolo lê-se ou .
  • 42.
  • 43. Ao aplicar esta lei, obtemos uma disjunção de duas condições, a que corresponde a reunião de dois conjuntos-solução. Conseguirás descobrir mentalmente as soluções?
  • 44.  
  • 45. Para aplicar a lei do anulamento do produto, é necessário factorizar o 1.º membro da equação. Nota: é uma equação de grau 2, completa (porque tem o termo de grau 2, de grau um e de grau zero). Está escrita na forma canónica. S.={0, 2}
  • 46. S.={-1/2} -0,5 é raiz dupla
  • 47. Resolve, por dois processos diferentes, as equa ç ões seguintes. ou
  • 48. Problema: Observa as figuras. 6 6 Um voluntário?! Sabendo que as figuras são equivalentes, determina as dimensões do rectângulo.