Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Classes

Morfologia - Classes das palavras
SUBSTANTIVO / ARTIGO / NUMERAL

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Classes

  1. 1. Classes das palavras
  2. 2. PORTUGUÊS ENSINO MÉDIO MORFOLOGIA CLASSES DAS PALAVRAS As palavras em Português se agrupam em dez classes, de acordo com a finalidade para que servem.
  3. 3. Onde se agrupam as palavras que dão nome a tudo que existe e até ao que não existe, ao que criamos, ao que imaginamos, ao que pensamos existir. Enfim, tudo que tem um nome é um substantivo. Portanto o substantivo é a classe dos nomeadores. Varia para expressar gênero, número ou grau. Trata-se de um inventário aberto, ou seja, novas palavras serão acrescentadas à medida que novos nomes forem sendo criados. Consultar tabelas indicativas de femininos, plurais, aumentativos, diminutivos, coletivos...
  4. 4. SUBSTANTIVO PRIMITIVO – Palavra da qual são geradas outras da mesma família. DERIVADO – Formado a partir de uma derivação (pref, suf, paras). COMUM – Refere-se a um elemento qualquer, não específico, geral. PRÓPRIO – Refere-se a um elemento específico, particular. SIMPLES – Quando possui apenas um núcleo. COMPOSTO – Possui mais de um núcleo. CONCRETO – Que tem existência própria, pode ser sujeito. ABSTRATO – Depende de outro para ocorrer ou existir, não é sujeito. GÊNERO – Masc, fem, comum de dois gêneros, sobrecomum, epiceno. NÚMERO – Singular ou plural. GRAU – Normal, aumentativo, diminutivo / (afetivo / pejorativo).
  5. 5. São palavras que acompanham o SUBSTANTIVO, apresentando-o da maneira como é visto pelo falante/narrador. Se o substantivo é conhecido por ambos o artigo é definido (o a, os, as, de acordo com o gênero e o número do referido). Se não é compartilhado por ambos ou o narrador/falante não quer especificar, será usado o artigo indefinido (um, uma, uns, umas, sempre concordando em gênero e número com o substantivo) Varia para concordar em gênero e número com o substantivo. Portanto, o artigo “denuncia” o gênero e o número do substantivo, o que pode, muitas vezes, mudar completamente o significado. O capital é diferente de a capital, por exemplo. Trata-se de um inventário fechado, por não receber novas palavras.
  6. 6. ARTIGOS – formas simples. MASC / SING FEM / SING MASC / PL FEM / PL DEFINIDOS O A Os As INDEFINIDOS Um Uma Uns Umas Artigos – formas combinadas. Contrações com prep “a” Ao À Aos Às com “em” No Na Nos Nas com “de” Do Da Dos Das com “por” Pelo Pela Pelos pelas com “de” Dum Duma Duns Dumas com “em” Num Numa Nuns Numas
  7. 7. Toda palavra que é introduzida por um ARTIGO é um SUBSTANTIVO. Qualquer palavra, mesmo que você não a conheça, mesmo que ela não exista. Por vezes o artigo aparece contraído com preposições em e de, levando às contrações no, na, nos, nas, do, da, dos, das, Nestes versos de “Jaguadarte” (tradução de Jabberwacky de Lewis Carroll por Augusto de Campos), veja os substantivos destacados. Era briluz. As lesmolisas touvas Roldavam e relviam nos gramilvos. Estavam mimsicais as pintalouvas, E os momirratos davam grilvos. E enquanto estava em sussustada sesta, Chegou o Jaguadarte, ôlho de fogo, Sorrelfiflando através da floresta, E borbulia um riso louco!
  8. 8. É a classe onde se agrupam as palavras que indicam quantidade, tanto na forma de ordem (primeiro, segundo, terceiro...), quanto na forma partitiva ou fracionária (meio, terço, quarto...), ou multiplicativa (dobro, duplo, triplo...) e ainda na contagem básica cardinal (um, dois, três...) Pode variar em gênero ou número, embora algumas palavras sejam invariáveis. Inventário fechado (ainda que infinito...)
  9. 9. NUMERAL Ordinal Cardinal Multiplicativo Fracionário Primeiro Um Duplo/dobro Meio Segundo Dois Triplo Um terço Sexto Três Sêxtuplo Um décimo Décimo Quatro Décuplo Um centésimo Para soberanos, papas, séculos, capítulos, tomos (partes de uma obra)... Usa-se os ordinais até 10 e os cardinais daí em diante: Pio X (Pio décimo), Pio XI (Pio onze); Luís X (Luís décimo), Luís XI (Luís onze); século IX (nono), século XXI (vinte e um); Capítulo sexto, capítulo quinze... O numeral que anteceder o nome será sempre ordinal. Para partes de leis, decretos... Usa-se ordinal até o nove e cardinal de dez, inclusive, em diante...Se anteposto será ordinal...

×