Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
1º Curso de Blogosfera Política
Professor: Miguel do Rosário,
editor do blog O Cafezinho
ocafezinho.com
Módulo 1 - Aula 1
● Bloco 1: Conceito geral de blog político.
Frequência de atualização, estilo, tamanho dos
textos, uso d...
Blogosfera, o que é?
O termo blogosfera foi cunhado nos Estados
Unidos, ao final dos anos 90, por seus pioneiros.
No Brasi...
O conceito geral
do blog político
● O blog político é um híbrido entre jornalismo,
editorial, opinião, análise, militância...
O jornalismo como teatro
● A maior parte do que se considera
“profissionalismo” da imprensa tradicional, não
passa de teat...
O jornalismo e a blogosfera
● O jornalismo político se consolida nos tempos
modernos, na revolução francesa, com o
trabalh...
A internet e o Brasil
● O Brasil emerge da ditadura militar com um
sistema de comunicação profundamente
oligárquico, conce...
A blogosfera e a internet
● Aqui podemos estabelecer as particularidades
de um blog em relação ao conjunto de serviços
ofe...
O nascimento da
blogosfera política
● A blogosfera política norte-americana entra para a história
quando derruba o senador...
O nascimento da blogosfera
política no Brasil
● No Brasil, a blogosfera nasce em meados de
2005, na esteira da intensifica...
Frequência, estilo, tamanho
● Um blog precisa ter atualização diária.
● Atualização exagerada, porém, atrapalha o
blog.
● ...
Principais plataformas de blog
Wordpress
Vantagens:
● Maior flexibilidade sobre layout. Grande
disponibilidade de plugins ...
Wordpress
● Plataformas de blogs são altamente amigáveis.
Há instruções escritas e em vídeo sobre cada
passo.
● Você pode ...
Uso de vídeos e podcasts
● O uso de vídeos é uma ferramenta cada vez
mais importante para os blogueiros.
● As duas platafo...
Youtube
Como ganhar dinheiro
com seu blog?
● Adsense – serviço de publicidade randômica
do Google.
● Publicidade normal e programá...
O Adsense
● O adsense é um serviço do Google oferecido a
qualquer internauta que possua um blog ou
site.
● Basta você aces...
Principais conceitos da publicidade
na internet
CPM – Custo por Mil impressões
É o custo pago pelo anunciante por mil
“imp...
RPM – Receita por Mil impressões
● É o quanto você ganha, efetivamente, por cada
mil impressões.
● Consta no relatório do ...
CPC – Custo por Clique
● É o quanto o anunciante paga a cada vez que o
internauta clica em seu banner.
● O CPC do Cafezinh...
Venda de e-books
● Existem várias maneiras de você vender e-
books pela internet.
● A maneira mais profissional é usando a...
Venda de vídeos
● A melhor maneira de distribuir vídeos mediante
pagamento, é através do uso de uma
ferramenta do Youtube,...
Assinatura e doações
● Uma das principais maneiras de monetizar o
seu trabalho como blogueiro político é através
da ativaç...
Doações
● Existem diversas maneiras de você pedir
assinaturas ou doações pela internet.
● Não se esqueça, porém, que a fór...
Qualquer dúvida,
entre em contato!
● Email: migueldorosario@gmail.com
● Facebook: migueldorosario1
● Twitter: @ocafezinho
You’ve finished this document.
Download and read it offline.
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

Share

1ª aula do Módulo 1 do Curso de Blogosfera Política

Download to read offline

O blogueiro Miguel do Rosário, editor do Cafezinho, abriu a 1ª aula do Curso, que usou este material em anexo.

1ª aula do Módulo 1 do Curso de Blogosfera Política

  1. 1. 1º Curso de Blogosfera Política Professor: Miguel do Rosário, editor do blog O Cafezinho ocafezinho.com
  2. 2. Módulo 1 - Aula 1 ● Bloco 1: Conceito geral de blog político. Frequência de atualização, estilo, tamanho dos textos, uso de vídeos e podcasts. Integração do blog à fanpage, Twitter, Instagram, etc. ● Bloco 2: Formas de ganhar dinheiro com seu blog, publicidade programática, venda de e- books e vídeos, instalação de botões de pagamento, assinatura e doação.
  3. 3. Blogosfera, o que é? O termo blogosfera foi cunhado nos Estados Unidos, ao final dos anos 90, por seus pioneiros. No Brasil, a blogosfera começa a chegar no início dos anos 2000, na esteira da popularização da internet. Inicialmente, a blogosfera era usada principalmente por escritores jovens, conectados, empolgados com a possibilidade de se expressarem através da rede.
  4. 4. O conceito geral do blog político ● O blog político é um híbrido entre jornalismo, editorial, opinião, análise, militância. ● O blog político é militante, tem opinião, mas isso não tira o seu valor como órgão de jornalismo. Muito pelo contrário. ● À diferença da imprensa tradicional, a opinião e a militância não são vistas, pelo blog político. como separadas.
  5. 5. O jornalismo como teatro ● A maior parte do que se considera “profissionalismo” da imprensa tradicional, não passa de teatro. ● A imparcialidade, a isenção, a busca pela verdade, são farsas. ● O que resta ao jornalismo tradicional? ● Apenas a forma: a voz empostada, o terno e gravata, o estilo de texto, a diagramação careta. Enfim, o teatro.
  6. 6. O jornalismo e a blogosfera ● O jornalismo político se consolida nos tempos modernos, na revolução francesa, com o trabalho militante de ativistas como Marat. ● Ao longo do tempo, o capitalismo vai absorvendo cada vez mais o jornalismo. ● Em países da periferia do capitalismo global, como o Brasil, o jornalismo emergirá, a partir dos anos 60, como o principal instrumento do imperialismo para exercer controle político sobre os governos.
  7. 7. A internet e o Brasil ● O Brasil emerge da ditadura militar com um sistema de comunicação profundamente oligárquico, concentrado e plutocrático. ● Esta é uma das mais cruéis heranças do golpe de 64. ● Quando surge a internet, esta imediatamente se torna importante centro de resistência às narrativas da grande mídia.
  8. 8. A blogosfera e a internet ● Aqui podemos estabelecer as particularidades de um blog em relação ao conjunto de serviços oferecidos na internet. ● Um blog é uma página de internet ancorada numa plataforma pré-pronta, que permite ao responsável publicar textos com bastante facilidade. É igualmente fácil, para os leitores do blog, publicar comentários.
  9. 9. O nascimento da blogosfera política ● A blogosfera política norte-americana entra para a história quando derruba o senador republicano Trent Lott, em 2002, da liderança da maioria do Senado. Lott havia feito um elogio a um outro senador, Strom Thurmond, em seu aniversário de 100 anos. Lott disse que os EUA estariam bem melhores caso Thurmond tivesse vencido as eleições presidenciais de 1948. Ocorre que Thurmond era um segracionista, um opositor dos movimentos de direitos civis. Os meios tradicionais chegaram a fazer algumas críticas leves ao discurso de Lott, após os blogs fazerem barulho, mas a história morreu em 48 horas. Os blogs, porém, continuaram a cavar e o assunto voltou à grande mídia, forçando Lott a renunciar à liderança do senado.
  10. 10. O nascimento da blogosfera política no Brasil ● No Brasil, a blogosfera nasce em meados de 2005, na esteira da intensificação da crise política conhecida como mensalão. ● Os blogs políticos deram voz às primeiras reações contra o que entenderam ser a tentativa de derrubar um governo através da criação de um escândalo midiático-judicial. ● O papel dos blogs naquele momento foi fundamental para evitar a dispersão da militância, e preparar a vitória de Lula em 2006.
  11. 11. Frequência, estilo, tamanho ● Um blog precisa ter atualização diária. ● Atualização exagerada, porém, atrapalha o blog. ● Um blog precisa ter estilo próprio. ● Os textos podem ser curtos ou longos, mas isso vai depender da qualidade do texto, do público-alvo e dos objetivos do blog.
  12. 12. Principais plataformas de blog Wordpress Vantagens: ● Maior flexibilidade sobre layout. Grande disponibilidade de plugins e temas. Mais adequado para quem deseja possuir domínio próprio (meunome.com). ● Blogger Vantagens: ● Custo zero com servidor.
  13. 13. Wordpress ● Plataformas de blogs são altamente amigáveis. Há instruções escritas e em vídeo sobre cada passo. ● Você pode começar seu blog no Wordpress entrando no site wordpress.com. ● Primeiro exercício do curso: entrar no wordpress e criar um blog para si mesmo. Faça isso mesmo que já tenha um blog, porque será um importante espaço de experimentação. ● Envie seu blog para migueldorosario@gmail.com. Ponha no assunto: Curso Blogosfera.
  14. 14. Uso de vídeos e podcasts ● O uso de vídeos é uma ferramenta cada vez mais importante para os blogueiros. ● As duas plataformas mais populares são Facebook e Youtube. Mas há outras também: como o VK, ainda engatinhando no Brasil. Pode-se divulgar vídeos pelo Twitter, que inclusive tem um bom instrumento de streaming ao vivo, o Periscope. ● Os vídeos podem ser incorporados facilmente ao blog, através dos códigos de incorporação.
  15. 15. Youtube
  16. 16. Como ganhar dinheiro com seu blog? ● Adsense – serviço de publicidade randômica do Google. ● Publicidade normal e programática. ● Venda de e-books e vídeos. ● Assinatura com oferta de conteúdo exclusivo. ● Assinatura solidária. ● Doações. ● Crownfunding ou vaquinhas virtuais.
  17. 17. O Adsense ● O adsense é um serviço do Google oferecido a qualquer internauta que possua um blog ou site. ● Basta você acessar adsense.com e se cadastrar. ● Você gera códigos que pode colar nos espaços que desejar, em seu blog. ● Você ganha por visita.
  18. 18. Principais conceitos da publicidade na internet CPM – Custo por Mil impressões É o custo pago pelo anunciante por mil “impressões” de seu anúncio. Impressão, por sua vez, significa o número de vezes que o internauta viu o anúncio. ● Você pode colocar dois banners no mesmo espaço, revezando-se. A impressão será equivalente, portanto, a metade da audiência de seu blog. ● O Google não informa, no relatório, o CPM.
  19. 19. RPM – Receita por Mil impressões ● É o quanto você ganha, efetivamente, por cada mil impressões. ● Consta no relatório do Google. ● Cafezinho ganha, por exemplo, cerca de US$ 0,60 de RPM. ● 1 milhão de impressões, portanto, corresponde a cerca de 600 dólares.
  20. 20. CPC – Custo por Clique ● É o quanto o anunciante paga a cada vez que o internauta clica em seu banner. ● O CPC do Cafezinho está em cerca de US$ 0,10.
  21. 21. Venda de e-books ● Existem várias maneiras de você vender e- books pela internet. ● A maneira mais profissional é usando a plataforma Amazon KDP: https://kdp.amazon.com ● Mas você pode simplesmente fazer um livro em PDF e distribuir por seu blog, mediante pagamento.
  22. 22. Venda de vídeos ● A melhor maneira de distribuir vídeos mediante pagamento, é através do uso de uma ferramenta do Youtube, que determina que seu vídeo é “privado”. A partir daí, o vídeo só poderá ser assistido por convidados definidos por você mesmo. ● Há outras formas de vender vídeos pela internet, que discutiremos em outras aulas.
  23. 23. Assinatura e doações ● Uma das principais maneiras de monetizar o seu trabalho como blogueiro político é através da ativação de um sistema de assinaturas e doações. ● Você pode fechar o conteúdo de algumas partes de seu blog exclusivamente para assinantes, que terão de entrar com login e senha. ● Você pode oferecer assinaturas solidárias, pedir doações e lançar crowdfundings.
  24. 24. Doações ● Existem diversas maneiras de você pedir assinaturas ou doações pela internet. ● Não se esqueça, porém, que a fórmula para o sucesso de assinaturas ou doações é a sua reputação junto aos internautas. ● A maneira mais profissionais de oferecer uma plataforma de assinatura e/ou doação é usando, no blog, os sistemas Paypal e Pagseguro.
  25. 25. Qualquer dúvida, entre em contato! ● Email: migueldorosario@gmail.com ● Facebook: migueldorosario1 ● Twitter: @ocafezinho
  • MiguelRosario

    Oct. 27, 2017

O blogueiro Miguel do Rosário, editor do Cafezinho, abriu a 1ª aula do Curso, que usou este material em anexo.

Views

Total views

2,123

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1,707

Actions

Downloads

2

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×