Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

49

Share

Revolução Francesa e Era Napoleonica

Download to read offline

REVOLUÇÃO FRANCESA

Revolução Francesa e Era Napoleonica

  1. 1. A REVOLUÇÃO FRANCESA E A ERA NAPOLEÔNICA
  2. 2. 1- SÉCULO XVIII – ANTIGO REGIME
  3. 3. MAPA MENTAL DAS CAUSAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
  4. 4. 1- SÉCULO XVIII – ANTIGO REGIME
  5. 5. EXEMPLOS DE ABOLICIONISTAS A imagem mostra o 3º Estado miserável, a Nobreza robusta e livre e o Clero com uma coruja no chapéu, símbolo da ambição. Situação social e econômica da época: secas, má colheita, fome, revoltas, empresas falidas e desemprego. 1- SÉCULO XVIII – ANTIGO REGIME
  6. 6. 2- CONVOCAÇÃO DOS TRÊS ESTADOS – MAIO DE 1789 - Devido a queda na economia - Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais (depois de 175 anos inativa) - Cada Estado teria direito a um voto, o Terceiro Estado perdia sempre. Na imagem, os três Estados reunidos
  7. 7. 3- A REVOLUÇÃO - A votação seguiu por Estado - O Terceiro Estado queria que a votação fosse por pessoa e não por Estado - Luís XVI não permitiu. - O deputado Mirabeu, do Terceiro Estado, reagiu: “Estamos aqui pela vontade do povo, e só sairemos com a força das baionetas”. - Os deputados do Terceiro Estados foram expulsos da sala de reunião Honore Mirabeu
  8. 8. MOBILIZAÇÃO DO 3º ESTADO Depois de expulsos, invadiram a sala do jogo da péla ( uma espécie de jogo de tênis) Começaram a organizar uma nova Constituição
  9. 9. 4- ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE – 14 DE JULHO DE 1789 • O rei reprimiu a assembleia do Terceiro Estado • Populares saíram pelas ruas de Paris e invadiram depósitos de armas e alimentos • Invadiram a Bastilha ( prisão onde eram colocados os inimigos do rei Luís XVI) • Camponeses invadiram castelos e puseram fogo em documentos • Dia 4 de agosto de 1789 foi abolida a servidão, os dízimos e os privilégios do Clero e Nobreza. • Dia 26 de agosto de 1789 – Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão • O Clero e Nobreza fugiram levando dinheiro e joias. Organizaram um exército contra a revolução.
  10. 10. 5- A MONARQUIA CONSTITUCIONAL - 1791 Luis XVI• Fim dos privilégios do Clero e Nobreza • Limitou o poder o rei • A Assembleia Nacional poderia fazer e aprovar leis. • O voto seria censitário ( baseado na riqueza) • Camponeses, mulheres, artesão e operários não votavam ( constituíam 85% da população) • A burguesia foi a maior beneficiada • Luís XVI se aliou aos reis da Austrália e Prússia ( Alemanha), montaram um exército e invadiram a França. • Os franceses expulsaram o rei Luís XVI que fugiu com a família e depois foi preso.
  11. 11. 6- CONVENÇÃO NACIONAL Página oficial da chamada nominal referente a votação da condenação de Luís XVI: à esquerda os nomes dos deputados, à direita a sentença, que na maioria dos casos era a morte. • Objetivo: elaborar uma nova Constituição • Os membros da convenção foram escolhidos por homens ricos • Chega ao fim a Monarquia e começa a República • Eram 750 deputados divididos em: Girondinos (direita), Jacobinos (esquerda), Condeliers e Planície.
  12. 12. - 1793- Luís XVI foi executado em praça pública ÚLTIMAS PALAVRAS DE LUÍS XVI: “Franceses! Morro inocente dos crimes de que fui acusado. Perdoo aqueles que são culpados de minha morte e peço a Deus que o sangue que vocês estão prestes a derramar nunca seja cobrado da França. Só sancionei a Constituição Civil do Clero sob coação...”
  13. 13. 7- JACOBINOS NO PODER • Jacobinos (republicanos) X Inglaterra ( monarquistas) • Os Jacobinos criaram: o Comitê de Salvação Pública para ajudar a população. (líder: Robespierre) e o Tribunal Revolucionário • Jean Paul Marat (jacobino) foi assassinado por uma mulher girondina. • Aumentou a repressão aos inimigos da revolução • Período do Terror ( mortes, interrogatórios sem defesa e guilhotina) • Os Jacobinos guilhotinaram Danton e Herbert (líderes revolucionários) A morte de Marat, tela do pintor francês Jacques-Louis David.
  14. 14. O POVO NÃO APOIOU OS JACOBINOS Girondinos e Planície guilhotinam Robespierre e todos os líderes jacobinos, sem julgamento. Maximilien Robespierre Jacques Herbert Georges-Jacques Danton
  15. 15. O INVENTOR DA GUILHOTINA A guilhotina foi um instrumento utilizado durante a Revolução Francesa para aplicar a pena de morte por decapitação. O aparelho é constituído de uma grande armação reta (aproximadamente 4 m de altura) na qual é suspensa uma lâmina losangular pesada (de cerca de 40 kg). Joseph-Ignace Guillotin: foi um médico francês que propôs, em 10 de outubro de 1789, o uso de um dispositivo mecânico para realizar as penas de morte na França.
  16. 16. O DIRETÓRIO • Alta burguesia no poder, aumento da indústria e comércio • 1795- Nova Constituição Republicana • Voto Censitário ( baseado na riqueza) • Governaram através de um Diretório formado de cinco deputados. • Surge a conspiração dos iguais (monarquistas e jacobinos) • A conspiração perdeu e os líderes foram executados. • O governo fechou os jornais. • O governo estava desmoralizado por causa dos escândalos de corrupção. • Foi citado o nome do militar Napoleão Bonaparte para moralizar a França. • 10 de novembro de 1799 – Golpe de 18 Brumário , com o apoio de Napoleão, os burgueses e os militares. • Chega ao fim a Revolução Francesa. Paul Barras, presidente do diretório de 1795 a 1799.
  17. 17. 9- A ERA DE NAPOLEÃO Napoleão Bonaparte: nasceu na Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental.
  18. 18. 9.1 O CONSULADO Arco do Triunfo, Paris - Uma nova constituição institui o Consulado - Foram escolhidos três cônsules ( Napoleão seria o primeiro cônsul – o mais importante) - Mantiveram a República com amplos poderes a Napoleão - Napoleão prendeu seus inimigos e censurou a imprensa. - Napoleão mandou construir o ARCO DO TRIUNFO em sua homenagem.
  19. 19. 10- A ECONOMIA - Terras foram distribuídas , drenagens de pântanos, construiu estradas e pontes, baixou o preço dos alimentos e criou o Banco da França - Emitiu papel-moeda para evitar a inflação. - Emprestou dinheiro a indústrias e ao comércio - Aumentou impostos de estrangeiros. - Premiou inventores de máquinas. - Acelerou a indústria, aumentou a oferta de alimentos e empregos.
  20. 20. 11- A EDUCAÇÃO E O DIREITO - Criou escolas para crianças e jovens. - Criou cursos para formação de professores. - Criou o Código Napoleônico ( Código Civil que serve até hoje como modelo para o Brasil) - O Código Napoleônico consistia em : abolir privilégios do Clero e Nobreza, direito a - propriedade privada, igualdade de todos perante a lei, - separação do casamento civil e religioso, favorecia à burguesia, proibia sindicatos e - greves e a mulher devia se submeter ao marido. - Fez um plebiscito em 1802 ( consulta ao povo ) - Napoleão torna-se cônsul vitalício podendo indicar seu sucessor. - Fez novo plebiscito em 1804 e tornou-se imperador. - Napoleão foi coroado imperador da França em 2 de dezembro de 1804. Código Civil Napoleônico
  21. 21. 12- O IMPÉRIO • O exército de Napoleão obteve vitórias. • A Inglaterra se sentiu ameaçada. • Em 21 de Outubro de 1805 aconteceu a BATALHA DE TRAFALGAR , pelo mar. ( Inglaterra X França e Espanha) . A Inglaterra ganhou. Pintura de Clarkson Stanfield Frederick retratando a decisiva Batalha de Trafalgar.
  22. 22. LOCALIZAÇÃO DA BATALHA DE TRAFALGAR O Cabo de Trafalgar fica ao sul de Cádis, na costa atlântica espanhola.
  23. 23. POR QUE NAPOLEÃO SEMPRE VENCIA? Disposições táticas da Batalha: ingleses com duas colunas transversais à formação franco-espanhola em banda (fileira indiana). Imagem: Autor desconhecido.
  24. 24. Em meio à batalha, Nelson, comandante inglês, teria dito: “A Inglaterra espera que cada homem cumpra o seu dever!”. (Pintura Rear-Admiral Sir Horatio Nelson(1758-1805), de Lemuel Francis Abbott, 1799). Por fim, o grande almirante morrera meia hora antes do final da batalha, mas imensamente orgulhoso de tê-la vencido e servido à pátria inglesa, tornando-se um dos seus maiores heróis. Do lado francês: os sonhos de invadir a Inglaterra naufragaram literalmente. POR QUE NAPOLEÃO SEMPRE VENCIA?
  25. 25. AS BATALHAS - De 1805 à 1807 Napoleão venceu a Áustria , Rússia e Prússia (Alemanha) - Em 1806, Napoleão decreta o BLOQUEIO CONTINENTAL, para vencer a Inglaterra. - Portugal foi invadido pelos franceses e a corte fugiu para o Brasil – 1808. - O irmão de Napoleão, passou a governar a Espanha.
  26. 26. 13- REAÇÃO AO MILITARISMO DE NAPOLEÃO - Napoleão passou a ser criticado pelos franceses. - O trono da Espanha voltou para os espanhóis. - O Bloqueio Continental não deu certo ( a Rússia voltou a negociar com a Inglaterra) - Conflito Rússia X França – Napoleão perde para o inverno russo. - 1814 - Inglaterra, Áustria, Prússia ( Alemanha ) e Rússia, invadem a França. - Napoleão é enviado para a Ilha de Elba. - O trono francês é ocupado por Luís XVIII, irmão de Luís XVI que foi guilhotinado. - 1815- Napoleão foge da Ilha de Elba e volta a Paris. - Luís XVIII era um monarquista impopular e Napoleão volta ao poder, mas somente por três meses. Luís XVIII
  27. 27. A CHEGADA DE NAPOLEÃO À ILHA DE ELBA A Ilha de Elba localiza-se no arquipélago toscano. Napoleão foi enviado para lá em seu primeiro exílio. 1814. Ficou 11 meses na ilha e mandou construir estradas e escolas por lá. Tela de Luciano Regoli
  28. 28. 1815- BATALHA DE WATERLOO - 1815- Batalha de Waterloo – Inglaterra X França - Napoleão perde a guerra e é enviado para a ilha - de Santa Helena onde fica até sua morte em 1821. Na Batalha de Waterloo, o poder de fogo da infantaria britânica mostrou-se nitidamente maior que dos franceses
  29. 29. 14- O CONGRESSO DE VIENA "O Congresso de Viena". O famoso Congresso de Viena, em que estiveram representados todas as potências da Europa, em 1814, por iniciativa do príncipe de Meternink, o célebre chanceler austríaco, a fim de reformular o mapa da Europa após a queda de Napoleão. O Congresso propunha-se a implantar a paz permanente na Europa, porém, sem levar em conta as pretensões nacionalistas dos Balkans, o que acabaram por culminar na Primeira Guerra Mundial, que se deu exatamente um século depois, ou seja, em 1914. O rei Nicolau do Montenegro, referindo-se a esta grande Guerra, afirmou: "Essa terrível guerra dura há um século. Esperamos que ele represente a derradeira revolta das nações oprimidas pela injustiça do Congresso de Viena". - Formado pelos países vencedores: - Inglaterra, Rússia, Prússia (Alemanha ) e Áustria. -A adotaram dois princípios: LEGITIMIDADE ( Luís XVIII volta ao poder) e POLÍTICA DO EQUILÍBRIO EUROPEU ( as grandes potências europeias deveriam se aliar).
  30. 30. NOVA DIVISÃO DO MAPA EUROPEU - Criaram a SANTA ALIANÇA ( Prússia , Áustria e Rússia ) contra os Liberais. - A SANTA ALIANÇA tinha como objetivo evitar a independência das colônias espanholas na América.
  31. 31. POR HOJE É SÓ JOVENS! Profª Isabel Aguiar
  • EnzoNunes3

    Nov. 16, 2020
  • RosangelaProfessora

    May. 11, 2020
  • FloraMaria1

    Mar. 10, 2020
  • LuisFilipe128

    Nov. 5, 2019
  • SaydMacdo

    Sep. 27, 2019
  • LilianSantos122

    Sep. 10, 2019
  • BabiRibeiro3

    Aug. 27, 2019
  • EvellynEbertz

    Aug. 25, 2019
  • EdsonOliveira69

    Aug. 23, 2019
  • HeitorZp

    Aug. 14, 2019
  • Thammires

    Aug. 5, 2019
  • NeumaMachadoLira

    Jul. 24, 2019
  • laurabacelar2

    Jul. 19, 2019
  • HeloisaSouza1

    May. 5, 2019
  • GuiSkiller

    Mar. 26, 2019
  • SebastioMarlony

    Oct. 23, 2018
  • RodrigoFernandesSilv1

    Sep. 10, 2018
  • KauaneTeodoro

    Sep. 10, 2018
  • DenilsonSilva80

    Sep. 5, 2018
  • EdvaniaMatos1

    Aug. 30, 2018

REVOLUÇÃO FRANCESA

Views

Total views

239,908

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

228,358

Actions

Downloads

314

Shares

0

Comments

0

Likes

49

×